TEATRO NA COMUNIDADE

TEATRO NA COMUNIDADE

CULMINÂNCIA DO PROJETO TEATRO NA COMUNIDADE

CULMINÂNCIA DO PROJETO TEATRO NA COMUNIDADE


O Projeto Teatro na Comunidade é uma realização da ARENA e tem como proposta principal o reconhecimento do Ensino do Teatro como excelência, tendo como foco inicial as escolas estaduais das comunidades de Caruaru. O referido projeto foi desenvolvido em quatro etapas:

1-trabalho de formação de professores, com base numa proposta pedagógica sistematizada para o ensino de teatro;
2-oficina de teatro nas escolas que receberam o projeto, nas quais os mediadores desenvolveram um trabalho a partir da proposta pedagógica e dos diálogos e reflexões realizados no trabalho de formação de professores;
3-montagens de esquetes teatrais com os alunos das oficinas;
4 - culminância do projeto com as apresentações de quadro esquetes teatrais.

As escolas contempladas nessa primeira versão do projeto foram: Escola Professora Jesuína Pereira Rego, Padre Zacarias Tavares, Mário Sette e Elisete Lopes.

A quarta e última etapa do projeto acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro às 17h. no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC) com as apresentações:

Dia 16/12
O Mágico de Oz direção William Smth (Escola Jesuína)
Dorothy é uma menina muito alegre, que vive com seus tios em uma fazenda no Kansas. Mas por causa de um ciclone ela e seu cãozinho Totó, são levados para a terra do poderoso Mágico de Oz. Enquanto procura o caminho de volta percebe que está num mundo de sonhos e se depara com Munkins, Bruxas e acaba conhecendo grandes amigos: Espantalho (quer um cérebro), Homem de Lata (quer um coração) e o Leão (quer coragem) que lhes ajudam a encontrar o Mágico que irá realizar o desejo de Dorothy e dos seus amigos.

A Pílula Falante, direção Nélson Lima e Maria Alves (Escola Elisete Lopes)
Narizinho é apaixonada por sua boneca de pano Emília e seu grande desejo é que um dia a boneca vire gente e possa falar, para que as duas tenham a oportunidade de conversar. Um dia ao encontrar-se com Doutor Caramujo médico da corte, Narizinho se enche de esperanças pois ele garante que se Emília tomar uma pílula falante o problema será resolvido, as duas ficam muito
empolgadas com essa possibilidade, infelizmente a animação dura pouco, pois o médico descobre que as suas pílulas falantes foram roubadas. Porém, Narizinho e Emília não desistem e resolvem descobrir quem foi responsável pelo roubo. Ambas são surpreendidas quando descobrem que as famosas pílulas foram parar na barriga do mestre sapo, então elas recorrem ao Doutor Caramujo na tentativa de recuperar as pílulas.

Dia 17/12
O Auto de Suassuna, Texto e direção Benício Junior (Escola Padre Zacarias)
O Espetáculo é baseado na obra de Ariano Suassuna. Em Taperuá tudo pode acontecer quando se trata de ganhar muito dinheiro. João Grilo um trapaceiro por natureza, que sempre está pensando em se dar bem na vida, compra uma máquina e propaga para todo mundo que ela faz dinheiro, essa armação consegue envolver na trama Benedito, Cancão e outros moradores de Taperuá. Todos são muito espertos e também pretendem obter vantagens com a falsa invenção de João Grilo e para que isso aconteça, eles estão dispostos a enfrentarem os desafios que virão pela frente, até mesmo o de enfrentar os valentões da pequena cidade, o Cabo Rosinha e Vicentão. Porém as coisas não saem segundo o planejado, pois na vida tudo tem seu preço.

Pluft, o Fantasminha, direção Alex Deplex (Escola Profº Mário Sette)
O pirata Perna de Pau, rapta a menina Maribel, neta do Capitão Bonança que morreu no mar, e pretende obriga-la a dizer onde está escondido o tesouro. Enquanto seus três amigos João, Julião e Sebastião a procuram desesperadamente, o pirata esconde a menina no sótão de uma velha casa abandonada onde vive uma família de fantasmas: o fantasminha Pluft, que tem medo gente; a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e o Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú. No meio de toda essa confusão vai nascer uma grande amizade.

As apresentações serão para os estudantes das escolas que participaram desse trabalho e para convidados.

Maria Alves idealizadora e Coordenadora Pedagógica do projeto ressalta que a importância do trabalho consiste em possibilitar a todos os alunos envolvidos no processo a oportunidade de iniciar estudos em torno do teatro, de assistir a espetáculos teatrais e de fazer teatro. Para ela, essas questões despertaram nos estudantes olhares mais críticos, reflexivos e sensíveis sobre o teatro na educação, sem que os mesmos perdessem de vista a linguagem artística dessa arte.
Os quatro professores envolvidos nesse processo são atores e diretores com experiência no teatro caruaruense e com experiência também com o ensino de arte no âmbito escolar. A coordenação ressalta ainda que a realização desse projeto só foi possível devido a uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Raquel Lyra com o incentivo da FUNDARPE, Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco e apoio do SESC- Caruaru.

Ficha técnica do Projeto:
Idealização e Coordenação Pedagógica: Maria Alves
Coordenação Geral: Benício Júnior.
Elaboração e Assistente de Coordenação: William Smith.
Programação Visual: Alex Deplex.

TEATRO NAS COMUNIDADES

PROJETO - TEATRO NACOMUNIDADE

O Projeto Teatro na Comunidade é uma Realização da ARENA - Associação para Renovação Artística, com o apoio da FUNDARPE e do Governo do Estado. O referido projeto é idealizado e tem a Coordenação Pedagógica de Maria Alves.

O Projeto tem como proposta central focalizar a importância do Teatro nas Comunidades, tendo como foco as escolas estaduais das comunidades de Caruaru. Para isso, temos como enfoque principal o reconhecimento do Ensino do Teatro como Excelência. Por isso, usamos como embasamento teórico o pensamento de Ana Mae Barbosa, onde ela defende que todos podem compreender e usufruir da Arte. Nesse contexto, usamos como aporte teórico-metodológico as contribuições da Abordagem Triangular para o Ensino da Arte da referida autora, que contempla três grandes ações: Fazer, Ler e Contextualizar. Tendo como base essa triangulação estamos desenvolvendo um processo de ensino e de aprendizagem na Linguagem Teatral, onde os alunos terão a oportunidade de: estudar teatro, apreciar espetáculos teatrais e fazer teatro. Assim o projeto será desenvolvido em quatro etapas:

1- Trabalho interno com os professores que serão os mediadores nas escolas. Esse trabalho é desenvolvido com base numa proposta pedagógica sistematizada para o ensino de teatro.

2- Oficina de teatro nas escolas onde os mediadores desenvolverão as Oficinas de Teatro a partir da proposta pedagógica e dos diálogos e reflexões realizadas no trabalho interno com os mediadores.

3- Montagens de esquetes teatrais com os alunos das oficinas

4- Apresentações dos espetáculos para os estudantes das escolas envolvidas e para convidados (culminância do projeto).

No momento o Projeto Teatro na Comunidade está acontecendo em quatro Escolas da Rede Estadual: Escola Professor Mário Sette, Escola Elisete Lopes, Escola Padre Zacarias e Escola Maria Jesuína. Os Mediadores que estão realizando as oficinas nas escolas são: Benício Júnior, William Smith, Alex Deplex e Nélson Lima. .É importante ressaltar que o projeto tem tido total apoio das coordenações das escolas envolvidas.

MOSTRA TEATRO NA COMUNIDADE

MOSTRA TEATRO NA COMUNIDADE
DIAS 16 E 17 DE DEZEMBRO TEATRO RUI LIMEIRA ROSAL SESC CARUARU

OFICINAS

OFICINAS
ESCOLA PROFESSORA ELIZETE LOPES - MEDIADOR: NELSON LIMA

OFICINAS

OFICINAS
ESCOLA MÁRIO SETTE - MEDIADOR: ALEX DEPLEX

OFICINAS

OFICINAS
ESCOLA PADRE ZACARIAS TAVARES - MEDIADOR: BENÍCIO JÚNIOR

OFICINAS

OFICINAS
ESCOLA MARIA JESUÍNA - MEDIADOR: WILLIAM SMITH

ESCOLA PADRE ZACARIAS TAVARES


MEDIADOR: BENÍCIO JÚNIOR












Nenhum comentário:

Postar um comentário